segunda-feira, 28 de março de 2011

ILHABELA COMBATE BORRACHUDOS

Noticia de Ilhabela
Combate aos borrachudos -
Prefeitura estende combate aos borrachudos para praias de Castelhanos, Mansa, Vermelha e do Gato



A Prefeitura de Ilhabela, em parceira com a Superintendência de Controle de Endemias – Sucen, estendeu o controle de combate aos simulídeos, popularmente conhecidos como borrachudos’, para as comunidades tradicionais das praias de Castelhanos, Mansa, Vermelha e do Gato, na região leste do arquipélago. Este é um feito inédito, pois até o momento, a única comunidade tradicional a contar com esse benefício era o Bonete, no extremo sul do município.

De acordo com o supervisor de equipe, Jair dos Santos Plácido, foram identificados 62 pontos para aplicação do larvicida biológico (BTI) para combater as larvas do inseto nessas localidades. O trabalho será feito por um morador da comunidade, que foi contratado pela Prefeitura e passou por treinamento para realizar o serviço, da mesma forma que já é feito na comunidade tradicional do Bonete.

Serão gastos 250 mil litros do larvicida para cobrir os pontos de aplicação. Ainda conforme informações do supervisor, nos próximos 30 dias os moradores e visitantes dessas praias vão começar a sentir o resultado da ação. Mais de 100 famílias serão beneficiadas com este trabalho.
Na orla do arquipélago, o controle de combate aos simulídeos é feito na faixa que liga o Jabaquara, no extremo norte, à cachoeira da Lage, na região sul, entrando nos bairros como Itaquanduba, Água Branca, Reino e Barra Velha. O produto é colocado a cada 15 dias, e são gastos mais de 19,3 mil litros para cobrir todos os pontos de aplicação.

O larvicida BTI é aplicado na água das cachoeiras, local de reprodução das larvas do borrachudo. A completa eficiência do produto depende das condições climáticas, pois em dias de chuva, por exemplo, o nível da água sobe e contribui para a disseminação do larvicida, prejudicando o combate às larvas do inseto.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL

Um comentário:

  1. A SITUAÇÃO EM RELAÇÃO AOS BORRACHUDOS EM ILHABELA É GRAVE. HA MUITOS ANOS NÃO ERAMOS TÃO INCOMODADOS COMO NESSES ULTIMOS DOIS ANOS.
    NÃO SEI SE POR FALTA DE EXPERIÊNCIA OU POR FALTA DE DECENCIA, MAS NÓS MORADORES , SOFREMOS COM ESSA FALTA DE CUIDADO NO TRATO COM OS BORRACHUDOS. SERÁ QUE FOI FEITA ALGUMA PARCERIA PARA GANHAR NA VENDA DOS REPELENTES? NÃO DUVIDO NADA, DO JEITO QUE ANDAM AS COISAS AQUI NO REINADO DO CAPITÃO....

    ResponderExcluir