sábado, 2 de julho de 2011

VERGONHA NA CAMARA MUNICIPAL DE ILHABELA

 Vereadora pede vista do projeto Ficha Limpa Municipal, adiando votação

 O vereador Catolé, disparou: “Nós seis nos reunimos e vamos rejeitar tudo dos vereadores Timbada e Erick”.

 A Câmara Municipal de Ilhabela retomou nesta quinta-feira, 30, os trabalhos da sessão ordinária da última terça-feira, com a presença de todos os vereadores. As atividades foram reiniciadas no ponto da leitura e aprovação da ordem do dia, que continha em sua pauta, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município (LOM) nº 02/2011, que cria o “Ficha Limpa Municipal” e em seguida colocaram em discussão e votação os requerimentos apresentados. No entanto, o projeto não foi colocado em votação, devido a apresentação de um pedido de vista da propositura pela a vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PPS). Em sua justificativa, a parlamentar relata que surgiram novos fatos que geraram dúvidas.
Após o término da ordinária, o presidente da Casa, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB), convocou uma sessão extraordinária, para votação do Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2012, sendo aprovado por unanimidade pelos pares presentes, com inclusão de duas emendas.
Requerimentos em discussão
Na primeira parte da sessão, os pares havia apresentados 10 requerimentos ao Executivo Municipal, no entanto, oito deles, sofreram o pedido de discussão pelos pares Nanci, Jadiel Vieira (Keko-PTB), Márcio Garcia de Souza (PTB), Rogério Ribeiro de Sá (Catolé-PV) e Luiz Mário de Almeida Matarazzo (Marinho-PV). Assim, na retomada dos trabalhos, os mesmos foram discutidos e votados.
O requerimento nº 196/2011, de autoria do vereador Carlinhos, solicitava informações sobre o programa de combate à violência nas escolas, questionando a Prefeitura sobre a existencia de tal programa assim como suas ações. A vereadora Nanci, que solicitou a discussão da matéria, justificou dizendo que fossem acrescidos mais itens no questionamento. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
O requerimento nº 197/2011, também de autoria do Carlinhos, solicitava informações sobre o andamento dos trabalhos de prevenção ao câncer bucal. O vereador Keko, que foi o autor do pedido de discussão, parabenizou a matéria do presidente e falou da importância de ações de prevenção, em seguida a matéria foi aprovada por unanimidade.
O requerimento nº 198/2011, de autoria do vereador Roberto Lourdes do Nascimento (Timbada-PDT), questionava a possibilidade de ser realizado o asfaltamento da Rua Augusto Cardeal Sobrinho, no bairro da Cocaia. Quem pediu discussão foi o vereador Marcio, que o justificou, relatando que já existia uma matéria solicitando essas informações, apresentada por ele mesmo. O vereador Timbada, ressaltou que, independente de já existir tal matéria, a melhoria ainda não foi atendida, assim, estava intensificando o pedido. Mas também declarou que se caso seus requerimentos fossem reprovados, ele tiraria cópia e levaria pessoalmente aos moradores do local, para que os mesmos ficassem cientes dos pares que votaram contra. Em seguida o requerimento foi reprovado por seis votos contrários, dos vereadores, Marinho, Catolé, Nanci, Keko, Márcio e Romeu.
O requerimento nº 199/2011, também de autoria do vereador Timbada, solicitava informações sobre a possibilidade de ser feito o calçamento da rua Claudia Silva Gomes de Albuquerque Santos, no bairro da Costa Bela I. O vereador Keko, que pediu a discussão, justificou dizendo que já existem matérias, requerimentos e indicações, solicitando tal melhoria, e adiantou que tal medida será atendida. Logo após o requerimento foi reprovado com seis votos contrários, dos vereadores, Marinho, Catolé, Nanci, Keko, Márcio e Romeu.
O requerimento n
º 200/2011, também do Timbada, questionava a possibilidade de ser concluído o calçamento da rua Maria de Oliveira Vieira, bairro da Cocaia. O vereador Catolé, quem pediu discussão, ressaltou que tal solicitação já foi objeto de indicação. No entanto, o par ainda disparou: “Nós seis nos reunimos e vamos rejeitar tudo dos vereadores Timbada e Erick”. De acordo com Catolé, tal atitude se deu pelo fato do Projeto de Emenda a Lei Orgânica n° 03/2011 estar paralisado na Casa devido a um pedido dos pares Timbada e Erick. “Enquanto houver obstrução a votação do projeto, iremos rejeitar tudo” enfatizou o vereador. A matéria foi reprovada com seis votos contrários, dos vereadores, Marinho, Catolé, Nanci, Keko, Márcio e Romeu.
O vereador Timbada lamentou a atitude dos pares e declarou estar muito triste que por ‘picuinhas’ políticas, os requerimentos estejam sendo rejeitados.
O requerimento n° 202/2011, de autoria do vereador presidente Carlinhos, questiona quais unidades escolares estão com a sala de informática em plenas condições de uso e qual a quantidade de alunos comporta e quantos equipamentos possuem as salas de informática. O vereador Keko, que solicitou discussão, falou sobre a diferença dos requerimentos que estão sendo debatidos e elogiou a qualidade da matéria do presidente. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
O requerimento n° 203/2011, do vereador Timbada, solicitava informações sobre a possibilidade de todos os eventos com apresentação musical realizados no município, terem a participação direta dos músicos ilhabelenses. A matéria teve o pedido de discussão pelo vereador Catolé, em seguida foi reprovado com seis votos contrários, dos vereadores, Marinho, Catolé, Nanci, Keko, Márcio e Romeu.
Por fim, o requerimento n° 204/2011, também do Timbada, questionava sobre as canoas de grande porte que foram colocadas ao lado de residência, na praia de Santa Tereza. O vereador Marinho, quem pediu discussão, justificou e relatou a existência de requerimento e com resposta, sobre o mesmo assunto. A matéria foi reprovada por seis votos contrários, dos vereadores Marinho, Catolé, Nanci, Keko, Marcio e Romeu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário