terça-feira, 5 de julho de 2011

Festa de Santa Verônica será nesta sexta e sábado na praia do Bonete em Ilhabela


A maior comunidade tradicional caiçara de Ilhabela, o Bonete, localizada na região sul do arquipélago de Ilhabela, celebra Santa Verônica, sua padroeira, nesta sexta (8/7) e sábado (9/7).
A festa tradicional atravessa gerações há 180 anos. Ainda hoje, a ladainha é rezada em latim, com a cerimônia sendo feita de costa para os fiéis.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, apóia o evento, levando o show do grupo Pronúncia no Olhar para as duas noites de quermesse. A programação prevê ainda um show pirotécnico durante a noite.
Antigamente, a festa de Santa Verônica também era o momento em que os moradores que deixavam a comunidade voltassem para confraternizar e visitar seus familiares. Os bailes, tradicionais, duravam até o amanhecer, quando a casa anfitriã servia lanche aos presentes.
A Comunidade Tradicional do Bonete conta com 270 moradores e possui acesso por terra (apenas para pedestres), a partir do bairro Sepituba, e pelo mar. Recentemente, o Bonete ganhou a ampliação da escola e o sistema de tratamento de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário