segunda-feira, 4 de julho de 2011

ILHABELA - VELEIRO CHILENO DISPARA NA ABERTURA DA SEMANA DE VELA

Veleiro Chileno vence a Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste
na abertura 38ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Pisco Sour se recupera nas milhas finais e vence a S40. Na ORC, Touché é o fita azul da Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste
A estreia da Rolex Ilhabela Sailing Week, a 38ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, foi marcada por variações bruscas de vento e temperatura durante as 55 milhas (101 km) da Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste, que abriu, no último domingo (3/7) a maior competição náutica da América Latina. E quem se deu bem nessas condições, entre os 12 veleiros da S40, foi o chileno Pisco Sour, do comandante Guilhermo Parada, com uma chegada emocionante na Ponta da Sela. "Foi uma regata com pouco vento. Não largamos muito bem. Andamos até Alcatrazes em quinto e contornamos a ilha já em segundo, atrás apenas do Pajero. A 200 metros do final, nos aproximamos definitivamente e chegando na linha o Pajero deu um toque muito sutil em nosso barco", disse Guilhermo Parada, que cruzou a linha de chegada em 7h59min25s. A vantagem para o Patagonia da Argentina foi de 36 segundos.
O melhor brasileiro na classificação da S40 foi o Pajero, comandado pelo argentino Gonzalo Campero, que ficou em terceiro. A equipe foi obrigada a pagar uma punição no final da regata após uma pequena colisão com o Pisco Sour faltando 50 metros para linha de chegada. A penalidade tirou a segunda posição dos brasileiros. Melhor para o Patagônia, da Argentina, de Norberto Alvarez Vitale. "Sempre é difícil sair do canal de São Sebastião. Os ventos são inconstantes. A volta da ilha para o Yacht Club de Ilhabela teve mais ventos e a briga ficou mais emocionante entre os S40. No final, a colisão nos atrapalhou e perdemos por causa da penalidade ", contou Gonzalo Campero, que substitui Eduardo Souza Ramos no comando do veleiro.
A largada ocorreu na manhã deste domingo com 18 graus e 5 nós de ventos. Para coroar a festa, o maior veleiro do Brasil, o Cisne Branco da Marinha, dividiu as atenções com os 152 barcos da competição. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou da largada. “É a maior competição da América Latina e Ilhabela hoje comemora o título de Capital Nacional da Vela. Bons ventos a todos os participantes”, disse Colucci.
Durante o percurso, muitos barcos chegaram a ficar literalmente parados. Após contornar Alcatrazes, os veleiros foram impulsionados por rajadas de até 18 nós, na direção Sudoeste.
Escolha de Torben - O Mitsubishi / Gol de Torben Grael resolveu adotar uma estratégia diferente da flotilha e se deu mal. Velejando mais próximo da ilha e afastado dos concorrentes, a equipe não conseguiu um bom resultado na Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste. O bicampeão olímpico cruzou a linha de chegada em 10º, após 8h19min01s de prova.
"Eu achei que ele queria comprar um lote em Ilhabela. O Torben Grael largou bem, mas acabou se dando mal na escolha do bordo. Isso é comum nas regatas", brincou Gonzalo Campero, comandante do Pajero.
Touché é o fita-azul da ORC - O primeiro a cruzar a linha de chegada na classe ORC foi o brasileiro Touché, de Ernesto Breda. A tripulação, atual campeã da Rolex Ilhabela Sailing Week, completou a prova em 8h16min47. Atrás do Touché chegaram o Land Rover em segundo e o J Cabot Land Rover (Argentina) em terceiro.
Robert Scheidt brilha na classe HPE25 - Mesmo sem "prática" na categoria, Robert Scheidt ajudou o Atrevido a conquistar a vitória do Troféu Renato Frankenthal (20 milhas). A vantagem para o segundo colocado foi de quase 10 minutos.
"A regata foi muito técnica. O vento acabou perto da Petrobrás, mas nosso time escolheu o lado de São Sebastião e conseguiu evitar a correnteza contra. O importante é ter um plano de regata, e deu certo", disse Robert Scheidt.
O velejador foi convidado de última hora para correr a 38ª Rolex Ilhabela Sailing Week. Na classe HPE25, Robert Scheidt compete ao lado de Fábio Bocciarelli, do irmão Thomas Scheidt e de Marina Bocciarelli.
A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico esportivo da América Latina, reúne até o dia 9 deste mês 152 barcos do Brasil, Argentina, Chile e Catar. Estão competindo veleiros das classes S40, ORC 500, 600, 650 e 700, HPE25, RGS-A, B, C e Cruiser, J-24 e Skipper 21 e Beneteau 40.7.
O evento tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoio da Prefeitura de Ilhabela (PMI) da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), das Classes ORC, S40, HPE25 e BRA-RGS, e parcerias do Yacht Club Argentino(YCA), e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.

Resultados da Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste - S40
1º - Pisco Sour
2º - Patagonia
3º - Pajero
4º - Acuario II - Mitsubishi
5º - Carioca
6º - Crioula
7º - Nuevo Maestra
8º - Loyal
9º - Macaco - Claro
10º - Mitsubishi / Gol
11º - Noryema
12º - VTR

Resultados da Regata Troféu Renato Frankenthal - HPE25
1º - Atrevido
2º - Aventura
3º - Bond Girl
4º - BSS
5º - Take Ashauer
6º - Black Jack Montecristo
7º - Oakley / Max
8º - Twins
9º - Matchpoint
10º - Vuarnet-Cotia




Nenhum comentário:

Postar um comentário