terça-feira, 24 de maio de 2011

PREFEITURA DE ILHABELA OFERECE CURSO DE LIBRAS

Prefeitura de Ilhabela oferece curso de Libras e garante

inclusão social de alunos com deficiência auditiva


A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhabela dá início nesta quinta-feira (26/5) ao curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), às 18h30, na Escola Municipal Eva Esperança Silva, na Água Branca. A capacitação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas no local.

O curso será ministrado pela professora Clara Lúcia Puertas de Miranda, que integra a equipe do projeto Atendimento Educacional Especializado (AEE) até o fim do ano, com uma hora/aula por semana. Segundo ela, os alunos vão receber orientação sobre questões gramaticais, legislação e principalmente vocabulário e interpretação. O aprendizado será estimulado com ferramentas como jogos e música.

A sala de AEE da rede municipal de ensino está instalada na E.M. José Antônio Verzegnassi, também na Água Branca e atende cinco alunos do fundamental I (1º ao 5º ano) com deficiência auditiva. A secretária de Educação, Lídia Sarmento, já sente a melhora no aprendizado dos estudantes e a satisfação dos pais que também são atendidos e aprendem a linguagem de sinais, criando mais uma forma de comunicação com os filhos. “Desde o início temos dado suporte para estes alunos, mas este ano conseguimos implantar um projeto específico e é maravilhoso ver o resultado. Nos dias que os alunos têm matéria nova, a professora Clara está na sala de aula e ele passa a entender e acompanhar o rendimento da turma”, explica Lídia, que também chama atenção para o ganho em questão de relacionamento professor-aluno. “O professor se reestruturou em relação àquela aula e o aluno também se sente importante porque os colegas estão aprendendo a se comunicar em libras e incluí-lo nas atividades e conversas”, ressalta.

A equipe do AEE tem a coordenação de Maria Estela de Carvalho e conta ainda com as professoras Vanessa Constante Ferreira, Cleidinéia da Silva Oliveira e Tatiana Kalepniek de Lima, além das professoras específicas Tatiana Mendes Santoro Zucon (Ed. Física) e Eliene dos Santos Aguiar (Ed. Artística).


Linguagem Brasileira de Sinais – Libra


A Libras não é um recurso como o Braille, e sim uma língua que possui a sua própria estrutura gramatical. Os sinais são formados por meio de combinação de formas e movimento das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço para produção de enunciados que serão visualizados por outra pessoa. Segundo a publicação “Livro Ilustrado de Linguagem Brasileira de Sinais”, no Brasil a língua de sinais foi reconhecida em 2000 pela lei de acessibilidade nº10.098. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos surdos, também conquistou a oficialização da linguagem em 2002, com a Lei nº 10.436. Depois disso, o número de cursos de língua de sinais só aumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário