terça-feira, 24 de maio de 2011

indulgencia

A Indulgência

É o exercício constante de aprender a se conter na hora de proferir os defeitos de outrem. Ser indulgente é buscar sempre atenuar as faltas alheias e buscar entender o que leva as pessoas a errarem.
Ha pouco tempo jornais de uma grande capital noticiaram o tiroteio entre policiais e um temido e impiedoso criminoso. Conhecido pelos requintes de crueldade com que agia na busca de seu propósito esse jovem de 17 anos durante suas ações anunciava que era menor e por isso nada iria lhe acontecer. Mas aconteceu. No Instituto Medico Legal se verificou que ele tinha um afundamento no rosto. Encerrados todos os procedimentos foi enterrado como indigente.
Por traz deste drama temos a história de um medico que em encarnações passadas tinha voltado sua medicina para fazer abortos e servir como legista os porões de uma feroz ditadura sul americana. Reencarnado em um bordel, não contou com o amor e a proteção de uma mãe. Logo após os primeiros 4 anos passou a ser usado por assaltantes. Aproveitando sua compleição franzina, o faziam entrar nas casas pelo "vitro" de banheiro. Numa destas ocasiões ao ingressar um domicilio voltou rapidamente e informou que havia gente acordada no pavimento superior do sobrado.
- Então vai rápido e pega o de mais precioso que você encontrar e vamos embora!
Minutos depois vai a te a cozinha e abre a geladeira. Pegou um bolo de chocolate e trouxe. Isso deixou os meliantes enfurecidos que com o barulho. O empurraram para dentro da casa e ele perdeu um pedaço do rosto nos vidro da armação. Foi pego pelos moradores e um dos jovens da casa deu-lhe uma forte surra ignorando o ferimento e os seus 7 anos de idade. Após o levaram e o atiraram num riacho. Sobreviveu, mas a partir daí um ódio imenso tomou conta dele. Entendeu que não deveria ter pena de ninguém. Saiu para forra.
Essa história é real e nos mostra que apesar do seu passado encarnatorio de erros sérios, poderia nessa nova encarnação ter atenuado suas culpas e dado inicio a reformulação de sua vida se encontrasse pelo caminho pessoas indulgentes. Não podemos dizer que houve uma injustiça, mas poderia ter sido diferente e isso não o livraria dos sofrimentos trazido de outras vidas.
É provável na próxima vida nascerá com parente próximo, talvez até filho, de pessoas do grupo que não, ouvindo as recomendações de todas as religões, soube usar da indulgência.
Olhando nossas vidas vemos muitas vezes nas quais o perdão e a tolerância nos ajudaram muito para chegarmos até aqui.
Baseado no Capitulo 10, lição 16, do “Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec, disponível na Biblioteca Publica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário