domingo, 1 de maio de 2011

EX-PREFEITO DE ILHABELA ANUNCIA PRE CANDIDATURA

Durante entrevista, Manoel Marcos anuncia pré candidatura a Prefeito

Prefeito, estamos a mais de um ano das eleições municipais de 2012, você não acha muito cedo para lançar um pré candidatura a prefeitura da cidade?
Manoel Marcos:
Na verdade é a população que me cobra esta atitude. Por onde passo as pessoas me questionam sobre as eleições do próximo ano e por esse motivo preciso me posicionar. Outra coisa que também foi fundamental nesta decisão são as constantes mentiras que são divulgadas sobre mim, eu não admito que uma pessoa caia de pára-quedas em Ilhabela e comece a escrever a meu respeito sem nem me consultar. Eu não sou jornalista, mas sei que um princípio básico desta profissão é ouvir, sempre, o outro lado da notícia para não cometer este tipo de falha.

 Em relação a estas notícias divulgadas a seu respeito, você acredita que tenham conotação política?
MM:
Mas é obvio! O único motivo pelo qual vivem me colocando em evidência é justamente para tentar ludibriar a opinião pública, mentindo a respeito de minha situação política. Tentaram fazer isso recentemente quando fui candidato a Deputado Federal e se deram mal pois provei que podia e fui candidato. Infelizmente quem vem comandando Ilhabela é o poder econômico. A prefeitura publica anúncios em jornais, revistas e programas de rádio e em contrapartida as mídias publicam apenas o que interessa ao Prefeito. O que eu estou falando é muito sério, pois as mesmas notícias publicadas pela assessoria de imprensa no site da prefeitura (www.ilhabela.sp.gov.br) são as que circulam na grande maioria dos jornais da cidade, sem mudar uma vírgula. Eles copiam e colam. Agora entendo porque tantas vezes fui vítima da imprensa “chapa branca” durante os oito anos que fiquei a frente da prefeitura da cidade.


 E por que você também não fez estes investimentos nos meios de comunicação?
MM:
Dizem que perguntar não ofende né? Bom, na verdade tudo é uma questão de prioridade. Eu não torrei o dinheiro publico comprando a imprensa porque priorizei outras áreas como a saúde e a educação investindo muito mais do que o exigido pela constituição, por esse motivo tínhamos uma saúde e uma educação de primeiro mundo. Eu não colocava anúncios nos jornais, mas também não faltava remédio e muito menos merenda escolar. Para mim é inadmissível tirar a merenda da boca das crianças para calar a boca da imprensa. Como eu tinha o apoio popular, e acredito que ainda tenho, as coisas aconteciam eu não precisava tentar enganar as pessoas. É uma questão de prioridades, eu defini as do meu governo e hoje durmo tranquilo, pois sei que fiz o melhor possível.
 Quando o senhor disputou a reeleição, o orçamento de 2004 era R$ 35 milhões. A previsão para 2011 é de que os cofres públicos devam receber mais de R$ 140 milhões. Com um aumento de mais de R$ 100 milhões na arrecadação da prefeitura, porque serviços básicos como a saúde estão tão precários e são constante alvo de reclamação dos moradores?
MM:
Caio, eu volto a repetir: É uma questão de prioridade. Em 2002, mesmo com um orçamento de pouco mais de R$ 20 milhões eu construí um hospital, contratei médicos, enfermeiros e auxiliares. Construímos postos de saúde e, com muito sacrifício, demos novamente para a população de Ilhabela o direito de ter seus filhos aqui. Nós acabamos com os partos que eram feitos em cima das balsas e dentro de ambulância, pois implantamos uma maternidade que por 6 anos foi modelo na Região. Agora, se um cidadão prefere torrar meio milhão de reais com publicidade, cabe a população aprovar ou não. A saúde não é um setor fácil de ser administrado, mas comprar remédio é uma coisa que muitos funcionários sempre fizeram muito bem. A meu ver o que está faltando é prioridade, pois com o aumento no IPTU e na Taxa de Preservação Ambiental a prefeitura deve estar com o cofre cheio!


Por falar em IPTU, quando a Prefeitura de Ilhabela emitiu carnes complementares do imposto dos anos de 2009 e 2010, eles usaram o argumento de que estariam fazendo justiça fiscal, pois muitas pessoas pagavam menos do que deveriam, isso é verdade?
MM:
Se é verdade eu não sei. O que sabemos é que com essa cobrança complementar, muitas famílias estão passando um sufoco danado para pagar seus carnes. De fato o aumento não era previsto pelos munícipes, que mais uma vez estão pagando o pato pela ganância de alguns. Eu costumo dizer que as pessoas tem a memória curta, mas o bolso fundo e eu tenho certeza que aqueles que economizaram a vida inteira para comprar um terreninho para sair do aluguel, não irão esquecer que o Sr. prefeito dobrou o valor do IPTU destas propriedades para encher os cofres da prefeitura. Nunca pedi bloqueio de conta bancária de ninguém, na justiça, por falta de pagamento do IPTU, principalmente das pessoas mais pobres que tiveram seu suado dinheiro bloqueado pela prefeitura.
 Você citou a TPA, segundo informações recentes divulgadas pela prefeitura, quando a cobrança foi implantada, o sistema gerava prejuízos isso procede?
MM:
Não é verdade. A Taxa de Preservação Ambiental não foi implantada para dar lucro e sim para recompensar os danos causados ao meio ambiente pelo grande fluxo de turistas na cidade. Hoje a TPA realmente da lucro para a prefeitura, aumentando o valor teria que dar mesmo, mas quem está arcando com o prejuízo mais uma vez é o povo. As pessoas não percebem, mas em cima de cada litro de gasolina vendido nos postos da cidade tem a parte da TPA, em cada pão comprado em cada quilo de carne... O “lucro” da TPA está embutido em todos os bens de consumo comercializados em Ilhabela. Os comerciantes não vão querer tomar o prejuízo. Para cada caminhão que entra na cidade para descarregar um produto a prefeitura leva R$ 30,00 que de fato estão sendo pagos pelos moradores que fazem compras nos mercados, que abastecem seus carros, suas motos, que andam de ônibus e por aí vai.


 Prefeito, mas quem implantou a taxa foi você?
MM:
Sim fui eu, mas na época a Taxa de Preservação era de apenas R$ 2,00, e era cobrada apenas de turistas. Pessoas que tinham casa em Ilhabela eram isentas, caminhões que entregavam produtos como os de gênero alimentício também não pagavam a TPA, por isso dizem que não dava lucro, mas na verdade a TPA não dava era prejuízos para população como acontece hoje. A prefeitura está é enfiando a mão do bolso do contribuinte, o que não acontecia no passado, pois a cada real pago para a municipalidade a titulo de Preservação Ambiental, o custo é embutido automaticamente no custo de vida da população. Só para completar, quando eu implantei a TPA existia um controle numérico nos bilhetes, inclusive com as placas dos veículos, ou seja, todos sabiam quantos carros haviam pagado a taxa, hoje quem controla estas informações é o prefeito e a empresa contratada por ele. Onde fica a transparência e a lisura no trato do dinheiro público?


 Outro assunto que virou cotidiano em Ilhabela são as enchentes na Barra Velha. O atual prefeito afirma que por ter tampado uma vala a culpa seria sua. Como você avalia esta situação?
MM:
Mais uma lorota, pessoas que moram no local a mais de 30 anos afirmam que antes da reurbanização da Av. Princesa Isabel isso nunca aconteceu. Eu fui prefeito de Ilhabela durante 8 anos e em nenhum momento a Barra Velha ficou em baixo d’água. Eu me lembro que em 1992, Ilhabela sofreu com um grande volume de água das chuvas e a Barra Velha também não alagou. Agora, fazem uma obra sem planejamento, gastando milhões de reais, causando os maiores transtornos da história de Ilhabela e o culpado sou eu? Essa turma deve estar de brincadeira!

 Por falar em brincadeira, munícipes afirmam que Colucci estaria implantando o sistema “Pão & Circo” na cidade com a presença de artistas em supostos palanques eleitoreiros. Como o senhor avalia esta situação?
MM:
Eu avalio como pura falta de prestígio político. Como a imagem dele não é das melhores, ele está tentando usar táticas medievais para atrair o eleitorado a seu encontro utilizando justamente a política romana do pão e circo. Para quem não conhece a história, com o crescimento da Roma antiga, muitos problemas sociais acabaram sendo gerados e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios e durante os eventos eram distribuídos alimentos, como o pão. Um triste retrato do que vem tentando ser implantado em nossa querida, mas sofrida cidade. Mas como o povo não é bobo tem mais é que aproveitar, aliás, aquilo que é pago com o dinheiro dele mesmo. Ou você acha que estas festas são pagas com dinheiro dele? Que nada, é tudo com o dinheiro do povo e até eu vou aproveitar, afinal também sou do povo.


 Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou informações a respeito do crescimento no número de demissões de empregos formais em Ilhabela, você acredita que a economia da cidade esteja regredindo?
MM:
Na verdade não, deixamos a economia da cidade em franco crescimento, mas mesmo com o freio de mão puxado, os dados mostram que a economia da cidade continua crescendo. A meu ver os principais problemas do desemprego é justamente a falta de incentivo por parte do poder público. Um retrato disto está dentro da prefeitura de Ilhabela. Veja quantas pessoas de fora ocupam hoje cargos em comissão. As contratações vão desde chefes de sessão a secretários municipais que ganham mais de R$ 8 mil por mês, enquanto a maioria da população vive com um salário mínimo.


 Prefeito, para encerrar, o senhor confirma realmente que será candidato prefeito nas próximas eleições municipais, mesmo com tantas pessoas trabalhando para inviabilizar sua candidatura?
MM:
Aprendi com o governador tucano Geraldo Alckmin que não podemos e não devemos antecipar eleições, elas acontecem no tempo certo e legal! Coloquei o meu nome a disposição da executiva do nosso partido, o PSDB, aqui na Ilha e estou pronto pra enfrentar as próximas eleições municipais. Muito mais experiente e preparado, com uma visão muito melhor e maior sobre todos os problemas que hoje atingem nossa querida Ilhabela! Quero deixar claro para a população que não me aliarei mais a pessoas que fizeram parte do meu passado político e não contribuíram com a nossa cidade, não venderei minha alma para ser prefeito, não comprarei lideranças políticas oferecendo cargos e também não pagarei nenhum centavo para a mídia falar bem de mim. A única coisa que irei oferecer a população é minha folha de serviços prestados e vou aguardar a decisão do Povo! Quero gente diferente, de bom caráter, honesta e comprometida fazendo parte do meu grupo político, quem tiver esse perfil e quiser, que venha comigo lutar, no futuro, por uma cidade mais justa, mais humana em pról de uma população mais satisfeita e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário