segunda-feira, 13 de junho de 2011

V EREADORES DE ILHABELA PEDEM MELHORIAS



Os vereadores da Câmara Municipal de Ilhabela apresentaram, na última sessão, indicações encaminhadas ao Executivo, sugerindo melhorias para a cidade. Confira:



Fornecimento de calçados - O presidente do Legislativo, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos – PMDB), sugeriu o fornecimento de calçados adequados (botas) aos funcionários da limpeza pública do município. De acordo com Carlinhos, são vários os trabalhadores da limpeza pública que trabalham de chinelo por não possuírem calçados adequados. “Estamos preocupados com esse fato, pois são várias as doenças adquiridas através dos pés e por se tratar de uma obrigação por parte da municipalidade, espero providências o mais breve possível”, ressaltou Carlinhos.


Radares eletrônicos - Carlinhos também apontou a necessidade e indicou a aquisição e instalação de radares eletrônicos em algumas das vias públicas da cidade a fim de inibir o abuso cometido por condutores de veículos automotores. O vereador presidente relata que é grande o número de acidentes no município envolvendo carros, motos e até pedestres, e a preocupação é grande, pois existem várias placas alertando sobre a velocidade permitida nas vias públicas da cidade, mas são poucos os que respeitam e muitos cometem imprudências pela impunidade existente hoje. “Minha indicação tem o objetivo de conter os excessos cometidos. Acredito que somente a colocação de radares inibirá a ação imprudente desses condutores e diminuirá consideravelmente o número de acidentes”, enfatizou Carlinhos.


Estabelecimentos adaptados - O presidente da Casa ainda sugeriu a realização de campanha junto aos comerciantes do Município para que adaptem seus estabelecimentos a fim de melhorar a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais ou mobilidade reduzida. De acordo com o vereador Carlinhos, ter livre acesso ao espaço urbano é de fundamental importância para o portador de deficiência física. A simples constatação de que existem barreiras arquitetônicas e ambientais já limita por si só, o espaço existencial do portador de deficiência, que fica sem motivação para sair de casa e integrar-se na vida de sua comunidade. Diante do exposto, o vereador ressalta que a indicação visa integrar o deficiente em seu meio, sem impedimentos, contando com a conscientização geral da sociedade, que além de mudar o seu modo de pensar, para aceitar a necessária convivência deste cidadão com a população que o cerca, deve-se adaptar o meio para que isso ocorra.


Reforma de ponte - Carlinhos indicou a realização de melhorias na ponte que dá acesso as residências localizadas na rua do Sertão, morro do bairro do Portinho. De acordo com o vereador, moradores solicitaram essa benfeitoria, alegando que a Prefeitura, através de alguns membros da Diretoria de Obras teriam assumido o compromisso de executar um serviço de guarda-corpo na referida ponte, o que até o momento, não foi realizado, fazendo com que o local continue perigoso, principalmente em dias de chuva.


Ponto de ônibus - Carlinhos ainda sugeriu a construção de um ponto de ônibus, de preferência coberto, na SP-131, no bairro Taubaté. O vereador explica que o trecho mencionado abriga várias residências e consequentemente existem dezenas de munícipes que fazem uso do transporte coletivo, e são obrigados a se deslocarem por dezenas de metros, devido ao fato do ponto de ônibus mais próximo estar muito distante de suas residências.


Melhorias na Armação - O presidente da Câmara ainda indica que sejam executados alguns serviços de melhorias no bairro da Armação e região Norte da Ilha. São eles, o conserto da iluminação; o término da pavimentação do pequeno trecho restante do acesso à praia; a retirada frequente do lixo que se acumula também na praia; o conserto da ponte existente na parte de cima da Praia para travessia do córrego; o fechamento de um bueiro que se encontra oferecendo perigo próximo à Toca do Gijo e ainda o conserto da pavimentação do trecho do bairro Barreiros até a Ponta das Canas.


Ponto de ônibus - O vereador Romeu Pedro Persch (PR) indicou a colocação de um ponto de ônibus coberto e com assento na Avenida Brigadeiro José Vicente de Faria Lima, no bairro Água Branca, em frente ao Posto de Saúde. Segundo o par, moradores que residem na mencionada região e pacientes do Posto de Saúde da Água Branca, reclamam que nos dias de chuva e tempo frio, não há um lugar apropriado onde possam se abrigar enquanto aguardam o transporte coletivo. Esta situação tende a piorar com a chegada do inverno, uma vez que as chuvas neste período são mais constantes.


Recapeamento de rua - Romeu também indica o recapeamento da rua Aparecido Nunes de Araújo, localizada no bairro Green Park. De acordo com o vereador, tal solicitação se faz necessário para melhorar as condições de tráfego tanto para os moradores quanto para os veículos, reforçando assim, a segurança para todos aqueles que por lá transitam. Romeu ressalta que os transtornos se acentuam nos períodos de constantes chuvas, ocasião em que o acesso fica totalmente prejudicado, o que deixará de ocorrer com o referido calçamento.


Reforma UBS Água Branca - Romeu ainda sugeriu a realização de reforma no Posto de Saúde do bairro da Água Branca. De acordo com o vereador, o posto mencionado, presta atendimento a diversos moradores da região, no entanto, as condições do local estão precárias. Em dias de chuva há vários vazamentos no prédio e a parte elétrica está danificada, o que dificulta a qualidade da prestação do serviço.


Colocação de lombada - Romeu também indicou a colocação de uma lombada na Avenida Pedro Paulo de Moraes, próximo a entrada da Rua Ubatuba, no bairro Saco da Capela. O par ressalta que por se tratar de uma avenida principal e ser muito extensa, os motoristas acabam desrespeitando o limite de velocidade, colocando em risco a vida de todos que transitam pelo local, principalmente, das crianças que frequentam a Escola Mércia Nascimento Dias.


Caminhão limpa fossa - O vereador Roberto Lourdes do Nascimento (Timbada – PDT) indicou a aquisição de um caminhão limpa fossas para o município. Timbada explica que o veículo irá atender os prédios públicos municipais e, principalmente, a população de baixa renda, que não dispõe de condições financeiras para arcar com essa despesa.


Poda de árvores - Timbada também sugeriu a poda das árvores da Praça da Praia Grande, atendendo as solicitações dos comerciantes e moradores do bairro, haja vista que as mesmas estão precisando ser podadas.


Pavimentação de ruas - O vereador Jadiel Vieira (Keko – PTB) sugeriu a pavimentação da Rua e da Travessa Pedro Garcia, sentido Tesouro da Colina, ambas localizadas no bairro da Barra Velha. Keko relata que a indicação objetiva reforçar os constantes pedidos de moradores dos locais mencionados, que há tempos reivindicam a obra de pavimentação asfáltica para melhorar os locais onde vivem, uma vez que as referida via públicas encontram-se em péssimo estado de conservação. Ainda segundo o par, a falta de pavimentação tem dificultado a locomoção dos moradores para os seus afazeres diários, e alguns não conseguem nem mesmo sair com o carro das suas residências em dias de chuvas em virtude do acúmulo de lama e dos buracos nas ruas. Além disso, as ruas apresentam declives acentuados e constantemente sofrem erosões causadas pelas enxurradas. Geralmente, a água das chuvas cria grandes buracos que dificultam muito o trânsito de veículos. Por fim, Keko ressalta que com tal benefício os moradores terão facilidade ao acesso às suas residências e os condutores de veículos mais comodidade ao trafegar pelas vias.

Cobertura de quadra poliesportiva - Keko também indicou a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Professora Mércia Nascimento Dias, no bairro Saco da Capela. O vereador esclarece que a cobertura permitirá a ampliação das atividades esportivas, de lazer e recreação. Além de proporcionar mais conforto aos estudantes nas atividades esportivas e comodidade as pessoas que frequentam os eventos culturais promovidos pela direção da unidade escolar, pois tal medida permite um melhor aproveitamento do espaço.


Reforma banheiro de escola - O vereador Erick Pinna Desimone (PR) indicou a realização da reforma dos banheiros da Escola Gabriel Ribeiro dos Santos. De acordo com Erick, a indicação tem o objetivo de proporcionar infra-estrutura adequada para atender o grande número de alunos que frequentam a unidade de ensino.


Instalação de lixeira - O vereador Márcio Garcia de Souza (PTB) sugeriu a instalação de uma lixeira na Avenida dos Bandeirantes, bairro do Itaquanduba. Marcio relata que vários moradores solicitaram providências urgentes uma vez que não há um local adequado para que os lixos sejam depositados, e ainda ressaltaram que havia uma lixeira na mencionada rua, no entanto, a mesma foi retirada.


Reforma e pintura - O vereador Rogério Ribeiro de Sà (Prof. Catolé – PV) indicou a reforma e pintura da estrutura física do Hospital Mário Covas Junior, a fim de sanar os problemas com infiltrações e bolor. Catolé relata que muitas têm sido as reclamações feitas por munícipes e moradores quanto à estrutura física do Hospital Municipal, tais como, infiltrações e bolores nas paredes de alguns setores. Segundo o parlamentar, o cheiro de mofo invadindo ambientes não é apenas incômodo, mas prejudicial à saúde. “Geralmente o bolor se intensifica no período chuvoso e facilita a proliferação de fungos, ácaros e, conseqüentemente, alergias e infecções respiratórias. E a consequência é direta para quem passa muitas horas em ambientes com cheiro de mofo, o que provoca irritabilidade nas vias aéreas, principalmente em pacientes com alguma imunodeficiência. E quem tem ou teve tuberculose, e cavidade no pulmão fica mais propenso, assim como portadores de doenças alérgicas e respiratórias, como rinite e asma”, ressaltou Catolé.


Reparo em galeria de águas - A vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato indicou que seja efetuado o reparo de seis suportes de madeira existentes sobre as galerias de águas na rua Alexandre Beirão Nepomuceno, bairro do Itaquanduba. Nanci relata que as vigas de madeiras dos referidos suportes necessitam ser trocadas, pois estão podres, quebradas com enormes buracos, onde crianças que ali brincam e transeuntes podem acidentar-se facilmente, bem como atrapalha o trânsito e a manobra de veículos, que por seu peso pode causar afundamentos e danos.


ETEC no Itaquanduba - Nanci também sugeriu que as aulas das classes descentralizadas da ETEC sejam ministradas no bairro do Itaquanduba, no prédio da Escola Infantil Tia Zoca, pois é de seu conhecimento que esta referida escola será transferida para um novo prédio ao lado da Escola Municipal Ophelia Reale. A vereadora relata que os bairros Itaquanduba e Itaguassú possuem juntos, a segunda maior expressão populacional de Ilhabela, e a criação da sede desta Etec no bairro vem de encontro com os anseios dos moradores para um melhor aprendizado e conhecimentos técnicos, tendo em vista seu aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, bem como, para uma melhor qualidade de vida.


Nivelamento e calçamento de rua - Nanci ainda indica o nivelamento e calçamento da Viela Projetada 12, primeira travessa localizada no lado esquerdo da Rua Alexandre Beirão Nepomuceno, bairro do Itaquanduba. De acordo com a vereadora, moradores salientam que a viela está cheia de mato e precisa ser nivelada, pois existem muitas pedras e buracos em seu leito carroçável. Nanci ainda ressalta a necessidade do calçamento da via pública, demonstrando que tal benfeitoria irá contribuir para um futuro melhor para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário