sábado, 24 de setembro de 2011

Presidente da Câmara de Ilhabela apresenta projeto de lei que cria o Programa Academia Mirim de Letras no município


O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB) apresentou na última sessão ordinária, Projeto de Lei que institui o Programa Mirim de Letras, no âmbito municipal, visando inserir os jovens na vida social e cultural.
De acordo com Carlinhos, a propositura tem um o intuito de despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio pelo hábito da leitura e da produção de textos. “Esse é o meio mais eficiente de inserção na vida social e cultural e, falando de uma forma mais ampla, no universo literário”, enfatizou o vereador presidente.
O projeto prevê que as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura ficarão autorizadas a estruturar o Programa, que permitirá amplo acesso aos alunos da rede Publica e Privada de ensino, através de convênios a serem estabelecidos.
As ações deste Programa incluem trabalhos que poderão ser desenvolvidos a partir de práticas didáticas que forem atribuídas nas atividades impostas nos núcleos de leitura, teatro, música, informática e jornalismo, em proveito dos jovens.
Os membros da Academia Mirim de Letras deverão ocupar suas respectivas cadeiras, para as quais foram selecionados em processo regulamentar, por período a ser renovado periodicamente. E o número de cadeiras e a sistemática seletiva deverão ser previamente definidos através de critérios claros e soberanos, onde haja a possibilidade de ampla participação do concorrente.
O chefe do Legislativo ainda enfatiza a importância da qualificação destes jovens. “É importante principalmente para a formação cultural, abrindo caminhos para o desenvolvimento profissional, e dando-lhes estrutura que propicie maior segurança e qualidade de vida no município”, finaliza Carlinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário