quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BOMBA EM ILHABELA -VEREADOR QUE PROPOS "FICHA LIMPA" ESTÁ SENDO ATACADO PELOS PARES

Confira as declarações do pares em uso da primeira e segunda tribuna durante a realização da sessão ordinária da Camara Municipal de Ilhabela.

O Vereador Erick Pinna, autor da propositura" ficha Limpa" aproveitou o uso da primeira tribuna para apresentar um vídeo em que o Juiz Federal Eleitoral e Coordenador do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, Dr. Marlon Reis, pronuncia-se favorável e sobre a legalidade da Lei Ficha Limpa Municipal. Em sua declaração o Juiz expõe que o Ficha Limpa é plenamente constitucional, uma medida que pode eficazmente impor limites para a participação de pessoas condenadas em cargos comissionados. De acordo com Dr. Marlon, a Constituição autoriza essa medida. Segundo o juiz, a intenção é proteger o patrimônio público, evitando que pessoas inadequadas e incapazes eticamente, assumam esses cargos. E ainda afirmou que todas as organizações e associações de juristas aplaudem essa ação, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil e todos os órgãos jurídicos.
Ao fazer uso da tribuna, o vereador Keko, mencionou sobre a nova direção do PTB. “Venho declarar que não tenho nada contra a pessoa que está a frente do partido, inclusive quero parabenizar a Juliana e dizer que tenho certeza que o PTB está em boas mãos”, enfatizou. No entanto o par relatou que, infelizmente, não poderá mais caminhar com o partido. “O PTB já está direcionado. Na política existem adversários e quem o partido está indicando é meu adversário e não tem como segui-lo”. Keko ainda comentou não estar chateado por ter perdido o partido, mas por não ter sido comunicado sobre a mudança, mas expôs que sai do PTB tranqüilo e com o dever cumprido.
Nanci aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito Colucci pelo desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário da cidade, que em sua opinião foi diferente e inovador. A vereadora ainda destacou a homenagem que a escola Eva Esperança prestou ao artista plástico de Ilhabela, Gilmar Pinna, que já representou a cidade em vários lugares do Brasil e do Mundo. Nanci ainda parabenizou o prefeito pelas ações que vem realizando em Ilhabela e em especial a rede de esgoto.
O vereador Márcio Garcia de Souza (PTB) também parabenizou o prefeito pelo belo desfile e inovador por parte da educação. “É bom ver que acidade continua caminhando”, enfatizou. O par também expôs que existem pontos na Administração: “Existem pontos fracos, mas todos os prefeitos que por ali passaram, tiveram seus altos e baixos, porém, Ilhabela continua caminhando. E isso porque estou aqui e vocês também, para mostrar as coisas que estão erradas. Temos que apontar os erros e tentar ajudar”. Márcio ainda comentou sobre a mudança da presidência do PTB e anunciou que irá ver os rumos que a política vai tomar: “Sou pré-candidato sim, não sei em qual partido, mas daremos trabalho”, finalizou.
Timbada, ao fazer uso da primeira tribuna, antes de se ausentar por motivo de saúde, mostrou algumas fotos e apresentou uma denuncia sobre construção irregular. O par mencionou o caso das canoas na praia de Santa Teresa, mas destacou a construção irregular de uma casa com dois pavimentos, a beira mar, sem recuo, que já havia sido embargada, mas prossegue com a obra. Após conhecimento da situação, Timbada, conversou com o secretário municipal de Obras, que declarou não conhecer o teor da matéria, porque simplesmente tinha perdido o processo. “Ele mentiu para mim. O fiscal tinha acabado de dar carga e entregá-lo em suas mãos. Vou ao Ministério Público para tomar providências e peço ajuda aos vereadores, pois isso não pode estar acontecendo em nosso município, é um absurdo. Tem o aval do secretário. O proprietário é o homem do dinheiro, que troca favores, que traz os shows para Ilhabela”, enfatizou Timbada.
O presidente da Casa, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB), manifestou-se dizendo concordar com Timbada e que realmente a situação é absurda. “Vereador pode contar comigo, tomaremos providências e espero que os demais pares se engajem nessa luta porque é de Ilhabela e não individual”, finalizou o presidente.
Já em uso da segunda tribuna, o vereador Marinho comentou sobre a ausência dos pares Timbada e Erick e ressaltou: “O que eu exerci, foi a democracia, atendi um pedido de um vereador, mesmo que seja inimigo político. E é muito fácil falar que vereador está fugindo da raia, mas não estão aqui, pularam fora. É muito fácil pegar um papel e colocar o que bem entende. Isto é egoísmo democrático, é uma forma fascista de exercer a democracia”, ressaltou.
Em tom de crítica à manifestos vindo da platéia presente na sessão, o vereador ainda rebateu: “Certas pessoas não tem a capacidade de passar em concurso público, e se manifestam para conseguir cargos comissionados na prefeitura, façam como eu e os outros vereadores, corram atrás do voto, estudem a constituição e vejam o direito de cada um”. Sobre a votação do Ficha Limpa, Marinho afirmou que votará sim, mas seguindo parecer do cepam. 
Por fim, em meio à discussões de manifestantes que estavam na platéia, o vereador Edvaldo frisou a alteração dos ânimos entre os pares e o público presente: “Pena que as pessoas que ajudaram a alterar os ânimos saíram de fininho, um ‘adoeceu’, e o outro? Eles estão com estratégia tramada, e vocês massa de manobra que vem aqui levantar cartazes não sabem o que está sendo tramado. E ‘cadê’ eles para ouvir o que eu tenho a falar. A gente faz o exercício da cidadania e da democracia, ouvir, debater, discutir e prestar atenção no manifesto”.
O vereador ainda comentou sobre o Ficha Limpa, dizendo que como não havia participado da primeira votação, pediu uma discussão interna em seu partido e onde foi dito que a votação seria conforme sua convicção. “Marinho é livre para votar conforme sua convicção e eu também. No primeiro dia em que entrei nesta casa de leis, afirmei que votaria conforme parecer do CEPAM e é isso que as pessoas precisam ter: palavra”, comentou.
As pessoas que assistiam a sessão sairam indignadas com tanta falta de respeito com o Vereador Timbada, que ainda está em recuperação de uma cirurgia do coração, falta de respeito com o companheiro, o Vereador Erick  que o acompanhou ao hospital, e por fim com a grande falta de respeito que alguns vereadores tiveram com o publico presente. Apesar do Brasil inteiro estar na luta contra a corrupção parece que em ilhabela os nobres vereadores não tem interesse nenhum em votar no Ficha Limpa, causando polemica e transtorno numa coisa que seria o mais natural para quem é transparente e não tem ficha suja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário