segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vereador de Ilhabela propõe a implantação de creches no período noturno




O vereador Erick Pinna apresentou o projeto visando atender filhos menores de pessoas que comprovadamente sejam de baixo ou nenhum poder aquisitivo, e necessitam estudar ou trabalhar em período noturno.


O vereador da Câmara Municipal de Ilhabela, Erick Pinna Desimone (PSDB), apresentou na última terça-feira, 28, durante sessão ordinária, projeto de Lei queautoriza o Poder Executivo a implantar creches noturnas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, para atendimento de filhos menores de pessoas que comprovadamente sejam consideradas de baixo ou nenhum poder aquisitivo, e necessitam estudar ou trabalhar em período noturno.
De acordo com a propositura, a “Creche Noturna” poderá ser implantada nas dependências das creches existentes ou em Centros Comunitários. A matéria também prevê que o Executivo poderá firmar convênios com entidades assistenciais de caráter privado, que se interessarem em ampliar o atendimento noturno. De modo a fornecer condições básicas necessárias para implantação das Creches Noturnas conveniadas, tais como mão de obra, alimentação, medicamentos, atendimento médico e material pedagógico. O projeto ainda determina que a Administração poderá remanejar servidores já concursados para preenchimento de vagas não empossadas, possibilitando imediatamente a sua implantação.
O parlamentar autor da proposta relata que significativa parte da população apresenta esta demanda, seja por trabalhar no terceiro turno das indústrias, em estabelecimentos comerciais, serviços de saúde ou por frequentar cursos noturnos. Segundo Erick, creches que funcionem no período noturno, seria a melhor alternativa para assegurar as crianças cuidados, educação e entretenimento de qualidade. As mesmas podendo ser implantadas a partir da ampliação do horário de funcionamento dos serviços já existentes. O par também ressaltou que muitas mães exercem jornada tripla por opção, mas há, entretanto as que necessariamente a exercem por contingência financeira familiar, ou ainda, a exercem porque ainda não alcançaram algum objetivo ou porque não dispões de um suporte familiar para este período em que se distanciam dos filhos. “Mães que trabalham fora de casa têm uma aptidão especial, saber lidar com o tempo. Essas mães que têm jornada tripla dominam a difícil arte de aproveitar bem cada momento. Elas lutam pela realização profissional e pessoal e não deixam a desejar em nada na educação de seus filhos”, enfatizou Erick. O vereador ainda salientou que a busca de um segundo salário na família, tem se tornado algo comum há alguns anos e com isto a necessidade de um local onde se possa deixar o filho, enquanto se trabalha ou estuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário