domingo, 28 de agosto de 2011

NOTICIA DE ILHABELA


Baleia Jubarte é encontrada na Costa Sul de São Sebastião (litoral norte paulista)

A Defesa Civil realizou na manhã de sexta-feira, 26, a remoção da carcaça de uma baleia encontrada no domingo 21, na praia da Baleia, Costa Sul do município.
O animal foi identificado como adulto, macho da espécie Jubarte com nove metros de comprimento e seis toneladas.
De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o exemplar foi encontrado encalhado no canto direito da praia sem a cabeça; as vísceras foram encontradas na praia de Maresias.
Com o auxilio de duas máquinas: uma retro-escavadeira e uma pá carregadora, operadas simultaneamente, a equipe de 18 homens, depois de algumas tentativas, conseguiu remover o animal com sucesso enterrando-o numa vala de 13 metros de comprimento por 2,5m de profundidade aberta na Praia da Baleia, em local seguro e apropriado, segundo informações de Carlos Eduardo.

Para evitar o mau odor, uma camada de cal virgem foi jogado sobre o animal, bem como uma lona plástica sobre sua carcaça.
Ainda de acordo com Carlos, futuramente uma equipe da Fundamar fará o resgate da ossada para posterior montagem no museu instalado no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, situada na região central da cidade.
Segundo o coordenador operacional da associação amigos de bairro Sabaleia, Eduardo Nunes, esta não é a primeira vez que exemplares dessa espécie são encontrados na praia. “Devido a época do ano muitos animais desviam de sua rota, se perdem e acabam encalhadas na praia”,explicou.
A ação contou ainda com o apoio dos salva-vidas integrantes da Sabaleia.

fonte: assessoria de comunicação PMSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário