sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BLOGGILDAPINNAILHABELA DIVULGA SOBRE A BLOGUEIRA YOANI SANCHEZ

 
De luto.
 
Fui à livraria Cultura, onde fui convidada para um encontro com a blogueira Yoani Sánchez. Fui lépida e faceira, fazendo piadas antes, como é do meu feitio. Quem me conhece sabe que adoro uma farra.
Cheguei, me credenciei, e fui tomar uma coca. Ouvi uma turba fazendo protesto. Fui lá olhar e ouvir as palavras... de ordem. “Vai embora, vai embora , blogueira imperialista . A América Latina vai ser toda comunista!” Umas belezinhas de tênis nike e camiseta gap. Eu me diverti com um slogan tão retrô.
Deu 18h30 e fomos convidados a entrar na sala 1 do cinema ao lado, onde ocorreria a conversa. Sentei-me ao lado de dois blogueirinhos simpáticos, que não tinham a menor ideia do que perguntar. Socializei minhas perguntas e até então estava legal.
Yoani faz uma breve preleção sobre como foi se tornar blogueira. E começou a responder às perguntas, que eram feitas pela ordem de chegada dos blogueiros.
Após responder a duas ou três, a organização resolve deixar entrar as pessoas – a maioria civilizada – entrassem, porque o tempo estava se exaurindo. Tudo muito civilizado.
Barbara Gancia assume a função de mediadora. Começa a ler as perguntas remanescentes, que escrevemos e entregamos a ela. Mal deu início, uns 20 delinquentes começaram a gritar palavras de ordem e apitar. Um barulho infernal.
Barbara disse que faria algumas das 40 perguntas que os blogs de esquerda postaram o dia inteiro, inclusive dizendo que eles apostavam que ela, supostamente de direita, não faria isso. As esquerdas uivavam como bichos e não deixaram ela falar. Yoani mal balbuciou a resposta sobre o wickleaks. Não deu para ouvir.
Deu-me vergonha, muita vergonha, que se somou à patética festa dos 10 anos de governo do PT, em que Dilma disse não ter recebido herança boa alguma de Fernando Henrique. Que Lula afirmou que a imprensa era inimiga do partido. Ducha de água fria em mim, que sou democrata, aposto em governos de cunho social, mas não admito mentiras.
O debate (?) foi encerrado pela absoluta falta de condições. Peguei meu caderninho, meu telefone, e caminhei triste pela Avenida Paulista. Triste com o vergonhoso e fascista comportamento dos manifestantes que não queriam ser ouvidos. Que se negaram a fazer perguntas, apesar de instados pela mediadora.
Triste esquerda brasileira. Amanhã, posto o que Yoani falou. Hoje, estou de luto.
 
Mona Dorf

Um comentário:

  1. Evitar o diálogo com gritos e baderna é o único recurso de quem não tem razão...

    ResponderExcluir